sexta-feira, 9 de abril de 2010

Incoerência na Novo Tempo?

(google.com - imagem)

A rede Novo Tempo é com certeza uma bênção na vida de muitas pessoas. Muitas almas já foram alcançadas através das programações tanto da TV, quanto da rádio que uma das maiores evangélicas do país, além dos trabalhos produzidos pela gravadora; tudo de altíssima qualidade e espiritualidade. Quanto a isso não há dúvida. A questão que quero trazer aqui é quanto a uma incoerência que ocorre na programação musical da Rádio Novo Tempo.
Quando um cantor adventista é desligado/disciplinado pela IASD, automaticamente seus CD's são retirados de venda e sua músicas não tocam na rádio e nem na TV. Esse é um procedimento padrão da NT. Até aí tudo bem. Mas o engraçado vem agora e vou contar algo que presenciei.
A rádio NT tem um programa chamado "Pediu, Tocou" onde o ouvinte pede música via telefone, e-mail e agora pelo Twitter. Num belo dia de sol, enquanto ouvia o programa, um ouvinte pediu via Twitter uma música de um cantor X que está afastado da IASD. As músicas desse cantor há algum tempo pararam de tocar na rádio, mas por um descuido da apresentadora, foi anunciada a música pedida. Visivelmente confusa, a apresentadora desconversa e entra no intervalo comercial. Voltando do intervalo, ela simplesmente atende outro pedido musical, como se nada tivesse acontecido anteriormente. Até aí, parcialmente tudo bem. Culpa da apresentadora? Não mesmo.
Algum tempo depois, um ouvinte pede uma música de Aline Barros. E então, naturalmente, a rádio toca a música.
Agora, querido leitor, apelo à sua visão crítica da realidade: não é uma incoerência da parte dos organizadores da rádio Novo Tempo não tocar  músicas de um cantor afastado da IASD (sendo um cantor apreciadíssimo pelos adventistas) e tocar uma música de uma cantora que nem adventista é?
A questão não é ela ser adventista ou não, afinal Deus usa muitas formas de alcançar Seus filhos amados inclusive com músicas não-adventistas (pasmem!), a grande questão é o procedimento. Se para se tocar uma música na rádio, o cantor deve estar com a vida em dia com as doutrinas da IASD, por que então tocam Aline Barros, Cassiane, Mattos Nascimento, Diante do Trono e muitos outros? Eis aí um paradoxo.
Entendem? O que quero defender aqui é: se o padrão é esse, então que seja para todos! Que fique bem claro que não tenho nada contra esses cantores, pelo contrário, acho que cada um faz o melhor para Deus de acordo com a luz que têm.
Como ouvinte fiquei indignado com a discriminação (creio que inconsciente). E isso não vem de hoje. Já aconteceram várias vezes. Minha intenção não é provocar uma rebelião contra a rede, mas apenas abrir os olhos dos ouvintes de algo triste que acontece. Isso apaga a bênção que a Rede Novo Tempo é? Não. Deus deixa de usar a programação para alcançar almas? Não. Mas que isso não está certo, isso não está! Pense nisso, ore e  fique de OlhO!

21 comentários:

  1. Concordo plenamente com sua visão.A rádio novo tempo precisa rever seus conceitos e acima de tudo estar pronta para atender a seus ouvintes que são a razão de seu sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Uma questão a ser pensada. Uma coisa importante e que o mundo não usa e quando usa é de uma forma errada é o feedback. Envie e-mail para eles, falando assim de forma sóbria, quem sabe não são tocados e possam dar alguma resposta lógica, ou repensem o conceito...

    Apesar de cantores de outra denominação não seguirem nossos preceitos, pode ser diferente apresentar a música de algum adventista que tenha cometido algo CONTRA a imagem da igreja. De outra forma, Aline Barros não atinge a imagem da igreja, pois ela não faz parte e todo mundo sabe.

    Do ponto de vista da inspiração musical, acho que tanto a música da Aline Barros sendo de outra denominação, quanto a música de um cantor adventista afastado podem tocar sim, da mesma forma. São muitas variáveis, que precisam ser analisadas, mas garanto que não haverá opinião que não possa ser questionada por alguém. É sempre assim.

    ResponderExcluir
  3. É ISSO É GRAVE , EU NÃO CONCORDO.
    TEM IGREJAS QUE PROIBEM DE SE CANTAR MÚSICAS NÃO ADVENTISTAS. MAS OS PRÓPRIOS LIDERES ANDAM CANTANDO MÚSICAS PIORES.
    SE A IGREJA TEM UM VARIEDADE DE MÚSICA PRA QUER SE OUVIR E TOCAR MÚSICA NÃO ADVENTISTA?
    COM ESSE ATO A NOVO TEMPO ESTÁ SE DESFAZENDO DA PRÓPRIA GRAVADORA.

    ResponderExcluir
  4. Sr. "Anônimo", identeifique-se ou seu comentário será apagado.

    A questão nem é tocar músicas de outras deniminações. A questão é a incoerência. Por que um não-adventista pode um adventista afastado ñ pode? Se é sim, sim pra todos, se é não, não pra todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema queridos,que vc sera julgado de acordo com a luz que vc recebe. Se um adventista escolhe o caminho errado sabendo o certo ele tá na roça...e os filhos de Deus verdadeiros a maioria ainda estão noutras igrejas.Tem que ser rigoroso sim com que querem avacalhar com as coisas de Deus...

      Excluir
  5. Como sempre os adventistas com seus preconceitos!!!Com suas regras e mais regras, e com isso se perdem naquilo que eles mesmos pregam. Que piada!!!!ass.Emanuele

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Olá queridos irmãos gosto muito da rádio, e das lindas músicas que lá tocam, mas se for por critério de um verdadeiro louvor, não sei quem poderá cantar ... pois quem é realmente puro, de puros lábios ?! realmente o verdadeiro louvor, deve vir de Deus e voltar pra Deus; e, como não somos "deus" não podemos julgar ninguém, para não sermos julgados.
    Mudando de assunto, gostaria muito de convidar algum quarteto adventista pra cantar em nossa igreja, seria possível ? se algum quarteto se interessar, me envie um e-mail para monteirofnce@yahoo.com.br, somos da igreja Adventista da Promessa idenpendente, São Paulo /SP próximo ao IAE da estrada de itapeceria "jd das rosas" fico no aguardo, Que Deus vos abençoe, e orem por mim ...Sds, Monteiro

    ResponderExcluir
  8. Desculp-me o quarteto não precisa ser somente adventista...kkk fico no aguardo, Monteiro

    ResponderExcluir
  9. Oi Amei mto este blog de vcs !!!!

    Parabéns a tdos vcs que fazem este magnifico trabalho. bjs

    ResponderExcluir
  10. IRMÃO, SABEMOS QUE O OBJETIVO DE SATANAS NESSES ULTIMOS TEMPOS É DESTRUIR DE ALGUMA FORMA O POVO DE DEUS!!! E A MUSICA É UMA DAS SUAS MAIS FORTES ARMAS!! QUEM JA LEU O LIVRO EVENTOS FINAIS DE E.G.W. SABE QUE MUSICAS COM ''AGITAÇÃO'' SÃO SINAS DO MALIGNO, QUE TENTA MISTURA AS COISAS DE DEUS COM AS DO MUNDO. SE NOS PREGAMOS SER A VERDADEIRA IGREJA E APRECIAMOS MUSICAS DE OUTRAS IGREJAS , QUÃO HIPÓCRITAS ESTAMOS SENDO. É PRECISO TOMAR CUIDADO COM ESSE TIPO DE MUSICA. TEMOS QUE PREGAR O EVANGELHO MAIS DO QUE NUNCA E CANTAR HINOS EM ADORAÇÃO (NÃO OS HINOS QUE GOSTAMOS MAS AQUELES QUE AGRADAM A DEUS) POR ISSO IRMÃO NÃO VAMOS PROCURAR FAZER A NOSSA VONTADE POR QUE NOSSA VONTADE É PECAR !!!!!

    ResponderExcluir
  11. manda um alo para as pessoa da igreja de monte gordo!!!

    ResponderExcluir
  12. A irmã Withe é bem clara que há pessoas que irão se salvar em outras denominações, pois sou salva mediante a fé até o momento em que eu não conheço a verdadeira doutrina... eu acredito que a rede está levando em consideração a vida do cantor mediante a sua fé, e o irmão da nossa igreja não estva em conformidade enquanto esses cantores aí mencionados estão regulares na sua fé.

    ResponderExcluir
  13. concerteza a músicas q nos tocam mesmo sendo de fora de nossa igreja mas as coisas do mundo q são ruins e más é a q nos atrai então devemos tomar cuidado principalmente com músicas

    ResponderExcluir
  14. Falando da música na nossa Igreja. (Adventista)
    Que importa se a música sacra é, de uma certa forma pervertida, pelos que a executam, se os nossos pastores permitem. Falar é facil, o problema é executar como se deve. Vemos tantos e tantos comentários sobre, como deveria ser a música sacra na igreja e, no entanto, as nossas emissoras tocam os chamados: Vale tudo e de todas as igrejas caídas! Os dirigentes das Radio(s) Novo Tempo alegam que as emissoras não são uma igreja e sim um veículo de comunicação, incoerencia, pois deveria ser afinal, pessoas que ouvem as músicas da Rádio e se convertem, certamente, vão adotar essas práticas mucais na Igreja. Pessoas que dormem não conseguem ouvir a voz dos que falam acordados e muito menos a voz de Deus. Até quando permaneceremos sonolentos a ponto de não ouvirmos a voz do Espírito Santo?
    Antonio P. Gras
    apgras@hotmail.com - Porto Alegre, RS

    ResponderExcluir
  15. Olá, Seria bom saber da novo tempo o porque destes casos. Levantar uma polêmica sem ouvir a outra parte pode causar o desagrado de pessoas que tem apreço pelos adventistas e até mesmo dos nossos irmãos. O resultado, ao invés de ser positivo, como esclarecer o problema, só traz indignação.
    Ricardo. São Paulo

    ResponderExcluir
  16. Opa.....Que diferença faz ser Adventista ou não para cantar na Novo Tempo, afinal, as músicas são todas iguais, aliás, nem uma é sacra e sim, uma mistura de letra sacra com ritmos mundanos! Me perdoem os leitores mas a música santa não existe mais e já faz alguns anos, exceto as do hinário.
    com prazer: Antonio P. Gras - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  17. Sou Músico e posso afirmar que esse negócio de musica perfeita separada do mundo é algo difícil de se definir. Porque só quando estivermos no céu é que saberemos exatamente o padrão da verdadeira musica santa. Enquanto estivermos morando nessa terra estamos presos aquilo que a mente humana desenvolve com relação a musica. Afinal de contas o que define se a musica é santa ou não? é a letra? Porque se for a letra existem muitas musicas em ritmo de pagode, axé, forró, rock que tem letras Cristãs lindas, porém ritmo exacerbado. É a Melodia? Porque se for a melodia, os músicos seculares muitas vezes fazem arranjos melódicos muito mais sóbrios, sublimes e lindos que muitos arranjos feitos por músicos Cristãos. Eu acredito que o que define se a musica é de fato Cristã é o efeito que ela causa sobre o ouvinte. Existem muitas musicas de cantores adventistas que não me elevam a Deus, e existem muitas musicas de cantores de outras denominações que só em ouvir um trecho sinto vontade de me ajoelhar e falar com Deus.
    Adriel Lima, Pedreiras - MA.

    ResponderExcluir
  18. Eu creio que Deus não aceita ninguem pela metade, nem mesmo a Rádio Novo Tempo. Segundo as nossas forças, nós temos que dar o nosso tudo a Deus e sem fazer discriminações, aliás, em termos de música, nem mesmo de cantores Adventistas tanto quanto de cantores de outras denominações religiosas, muito pouco pode ser qualificado como música sacra. Não passam de fogo estranho, simples baladas. Deixa o Titanique da vida espiritual começar a afundar para ver se a banda da religiosidade não vai começar a tocar música, realmente, sacra.
    Este texto não serve como crítica. É que eu aprendi a louvar o Senhor com músicas de Igrejas e não com rítimos mundanos.
    Antonio P. Gras

    ResponderExcluir
  19. Ao dizer que a novo tempo esta discriminando alguem, isso mostra que não entendemos nada de discriminação. não é discriminação não querer tocar algumas musicas. existem regras para que uma radio toque musicas, e isso não é a Igreja que define. direitos autorais sempre devem ser respeitadas. enfim, existem motivos para não tocar certas musicas.
    sempre tem aqueles que não estão contentes com nada e querem criticar sempre que tem uma oportunidade. essas pessoas não tem o Espirito de Cristo, mas causam divisão e critica sobre as coisas de Deus.

    ResponderExcluir
  20. A Palavra de Deus diz que os dons são irrevogáveis. O cantor tem o dom de Deus para louvá-Lo e nos levar ao enlevo espiritual.

    Creio que deveria tocar sim, embora não estivesse mais em comunhão com a IASD.
    Aconteceu o mesmo fato conosco aqui em Campo Grande/MS. Pedi a música de uma certa cantora, por sinal, muito inspirada pelo Espírito Santo, e o locutor enrolou, enrolou e não tocou.
    Diante de nós, uma VERGONHA. Diante de Deus, DISCRIMINAÇÃO!
    Resultado: deixei de cooperar financeiramente com tudo o que é de minha IASD.

    Cley - alcançada pela misericórdia do Senhor Jesus e redimida pelo Seu precioso sangue.

    ResponderExcluir

NÃO SERÃO ACEITOS COMENTÁRIOS ANÔNIMOS. COLOQUE SEU NOME E CIDADE.